|| Aspectos importantes a serem observados em uma viagem internacional
Blog

Aspectos importantes a serem observados em uma viagem internacional

Aspectos importantes a serem observados em uma viagem internacional

1.  Saúde

É muito importante antes de viajar consultar um médico para fazer um check-up, assim como levar eventuais  receitas médicas e os remédios necessários para todo o período da viagem de forma a tornar a sua viagem agradável e segura evitando complicações com sua saúde.

Dentre os procedimentos importantes merece atenção estar com as vacinas atualizadas, uma vez que há  países que exigem que o visitante apresente um Certificado Internacional de Vacinação que deve ser solicitado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.  As informações necessárias para atender este procedimento podem ser obtidas no site da Anvisa que  também disponibiliza a lista das nações em que o documento é obrigatório. Para saber se o seu destino internacional faz essa exigência, é só acessar www.anvisa.gov.br/viajante.

2. Alimentação

Ao visitar um país diferente temos a oportunidade de experimentar e conhecer diversos pratos típicos que além de deliciosos, são também uma das formas de conhecer a cultura e os costumes locais. È difícil resistir à tentação de provar uma comida diferente,  mas deve –se conhecer os seus limites e tentar evitar refeições com ingredientes muito diferentes que você não está acostumado a comer para evitar  passar mal durante a viagem e ter complicações.

3. Documentação

O passaporte é o principal documento de identificação no exterior. Por isso, antes de viajar, certifique-se de que ele está com a validade em dia. Caso contrário, procure uma unidade da Polícia Federal e emita um novo passaporte. Em alguns países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Colômbia, Bolívia, Chile e Peru, os brasileiros também podem apresentar a carteira de identidade (RG).

De forma a evitar problemas informe-se nos respectivos Consulados ou Embaixadas para verificar se há ou não exigência de visto, quais são os critérios e os procedimentos para obter a autorização, tendo em vista que há diferentes tipos de vistos, sendo os mais comuns os de turista e estudante.

4. Bagagem

Em uma viagem internacional existem normas mais rígidas, principalmente quanto à bagagem de mão. Objetos cortantes ou perfurantes, tais como tesouras, canivetes e afins, não podem ser transportadas em bagagem de mao, devendo  ser colocados nas malas que serão despachadas. Atenção especial deve ser dada também às normas para o transporte de recipientes com líquidos cujas informações podem ser obtidas no site da sua companhia aérea ou em infraero.gov.br.

Em relação as bagagens è importante conhecer os limites de peso para não ser surpreendido pelas taxas de excesso de bagagem durante o seu check-in no aeroporto. Evite ultrapassar os limites para evitar o pagamento de tarifas adicionais geralmente caras.

Recomenda-se  embalar a sua bagagem de forma a identifica-la em relação as demais facilitando a sua localização quando da chegada ao destino.

È importante manter em mãos o comprovante de despacho da bagagem principalmente no caso de extravio da mesma. Caso isto ocorra procure imediatamente um funcionário da companhia aérea para informar o sumiço da mesma. Mantenha com você todos os documentos e protocolos que receber durante esse procedimento.

5. Informações adicionais e complementares

Segue abaixo alguns procedimentos que poderão te facilitar durante a viagem:

  • No caso de voos internacionais o passageiro deve chegar  ao aeroporto com antecedência de duas a três horas antes da decolagem.
  • Tenha sempre anotados os telefones de contato e endereços do Consulado e/ou Embaixada do Brasil no país que você vai visitar.
  • No desembarque no aeroporto internacional, mantenha  o seu passaporte ou documento de identidade em mãos e dirija-se ao setor de imigração;
  • Ao fazer compras saiba o que deve ser declarado e quais itens serão tributados pela Receita Federal para evitar problemas quando estiver voltando;
  • Um seguro viagem deve ser contratado com o objetivo de ficar tranquilo se precisar de atendimento médico ou de ajuda em casos de acidente. Vale lembrar que em alguns países este procedimento é obrigatório.

Observar as orientações mencionadas além de importante e necessárias contribuirão em muito para que a sua viagem internacional seja a mais proveitosa possível!