A Alemanha é um dos países mais organizados do planeta e um dos pilares da União Europeia.
É o palco de grandes acontecimentos da história contemporânea e possui inúmeros museus, galerias de arte, uma vibrante vida noturna e é composta de belas paisagens, história e cultura.
Ao mapear as cidades a serem visitadas, dá para escolher de tudo um pouco, das pequenas e encantadoras cidades como Rothenberg e Heidelberg a grandes metrópoles, como Berlim com baladas noturnas e lojas com produtos de design exclusivo. Tem ainda cidades como Dresden que foi completamente destruída na Segunda Guerra, mas foi também reconstruída com sua arquitetura barroca, Munique que é famosa por suas inúmeras cervejarias e por ser a cidade da Oktoberfest, uma das festas mais famosas do mundo.
O resultado de duas guerras devastadoras e a separação entre os mundos capitalista e comunista ainda podem ser vistas por todo o país.
O sistema de transporte do país é impecável, com trens, bondes, estradas e aeroportos moderníssimos.
O inglês é o segundo idioma, o que facilita bem a vida dos turistas.
Além de possuir vários castelos muito bem conservados, o país conta com muitas cidades que ainda preservam suas características da época medieval. São lugares com histórias para contar, além de muralhas e edificações que mostram como as pessoas viviam.
A Alemanha, está bem localizada no continente europeu e tem uma excelente malha ferroviária.
A Alemanha é um país de clima frio com suas estações bem definidas. O verão é ameno com temperaturas entre 18º e 25º. Outono e primavera têm temperaturas um pouco mais baixas, entre os 5º e 18º.
Já o inverno carrega temperaturas negativas (às vezes, bem negativas) e neve. Se quer fugir do inverno melhor época para viajar na Alemanha é realmente de maio a setembro (primavera e verão).
A Alemanha é conhecida também por possuir a Rota Romântica, um percurso de aproximadamente 380km, que passa por várias comunidades da região sul da Alemanha, onde a natureza exuberante, a cultura e a hospitalidade são o grande destaque. Algumas cidades da Rota Romântica, são “grandes cidades”, cheias de atrações, comércio e vida própria, mas alguns lugares são pequenas comunidades, mas nem por isso, menos atraentes.