Fernando de Noronha está localizado no estado de Pernambuco, é formado por 21 ilhas e ocupa uma área total de 26 km² — dos quais 17 km² são da ilha principal.
Fica a 360 km de Natal e 545 km de Recife.
Em Noronha existe diversas opções de alimentação como restaurantes, bares e lanchonetes para todos os gostos e bolsos; desde self-services por quilo, até de preço fixo, à la carte simples e os de frutos do mar com polvo e lagosta.
Para chegar em Noronha tem voos regulares saindo de Recife (1h20 de viagem) e Natal (55 minutos) e há também a opção dos cruzeiros marítimos.
Para permanecer na ilha você precisa pagar uma taxa que é cobrada de acordo com os dias de permanência na Ilha que ser paga no aeroporto no momento do desembarque ou pela internet.
Se for visitar algum lugar sem o acompanhamento de um guia, informe-se antes se o acesso àquele lugar é permitido. Especialmente dentro do Parque Marinho.
Sempre que for à praia leve máscara e respirador, pois pode surgir um mergulho rápido.
A temperatura media em Fernando de Noronha é de 28º, o fuso horário é uma hora a mais em relação à hora de Brasília e o fornecimento de energia elétrica da ilha é 220v.
Fernando de Noronha pode ser visitada durante o ano todo. Os melhores meses para quem quer mergulhar são setembro e outubro, quando o mar de dentro fica mais calmo e você tem visibilidade de 50 metros em baixo da água. Para os surfistas os meses indicados são janeiro e fevereiro onde o mar se agita e levanta boas ondas. Há dias em que se formam as ondas mais tubulares do Brasil, o que faz de Noronha uma versão brasileira do Havaí sendo propício para a prática de surf e bodyboard.
A beleza da ilha é exuberante e tem a praia considerada a mais linda do mundo, a praia do Sancho.